Notícias
Voltar 
Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala Dia Mundial do Não Fumador (17 de Novembro)
Campanha “Carros sem Fumo” alertou mais de 140 mil alunos e suas famílias para os malefícios de fumar dentro do automóvel
A campanha “Carros Sem Fumo”, que decorreu em âmbito escolar em todo o país entre novembro de 2017 e junho de 2018, impactou 141 mil alunos de 250 instituições de ensino e respetivos agregados familiares, com o objetivo de alertar a população infantil para o impacto nocivo de fumar no interior de viaturas.
Promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em parceria com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), a iniciativa apela a um comportamento responsável em torno do consumo do tabaco dentro do automóvel, com especial preocupação no impacto que este ato tem sobre crianças e idosos. Para além de ações de sensibilização nas escolas, a iniciativa envolveu a distribuição de folhetos e autocolantes para carros, bem como a divulgação nos canais de comunicação do ACP e da LPCC, focando-se nas crianças como veículos influenciadores junto dos pais.
A iniciativa levou a que o ACP realizasse um estudo entre os seus associados, em 2017, que evidenciou que ainda existe muito trabalho por fazer na sensibilização dos portugueses para a redução do consumo de tabaco, em particular quando se deslocam de carro.
Os principais resultados deste inquérito revelaram que:
1. 90 por cento dos inquiridos desconhecem que o nível médio de partículas tóxicas libertadas pelo tabaco, numa viagem de carro, e que são respiradas pelos ocupantes, é cinco vezes superior à média das partículas tóxicas no ar, mesmo nas cidades mais poluídas;
2. Mais de 50 por cento dos fumadores afirmaram fumar dentro da sua viatura;
3. Mais de 10 por cento dos inquiridos deslocaram-se, pelo menos uma vez, nos 30 dias anteriores ao inquérito, numa viatura em que esteve alguém a fumar na presença de um não fumador;
4. Apenas 20 por cento dos inquiridos sabe que 85 por cento do fumo passivo é invisível e sem odor.
UNIVERSO:
Famílias Portuguesas, com pelo menos um veículo no lar. Os inquiridos são indivíduos residentes em Portugal que se identificam como chefes de família, de ambos os sexos e com 18 ou mais anos. As famílias foram estratificadas tendo por base as referências censitárias.
RECOLHA DE INFORMAÇÃO:
Metodologia Quantitativa, por meio da realização entrevistas telefónicas em filosofia CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing, conduzidas com validação automática e suportadas por sistema Auto Dial. Foram cumpridas quotas representativas da população, com base numa matriz que cruza as variáveis: distrito e dimensão do agregado
AMOSTRA:
A amostra total obtida é de 625 famílias. Este valor traduz um grau de confiança de 95,5%, com uma margem de erro de ± 4,00%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica. A amostra foi recolhida entre os dias 29 de agosto a 7 de setembro de 2017.
Promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em parceria com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), a iniciativa apela a um comportamento responsável em torno do consumo do tabaco dentro do automóvel, com especial preocupação no impacto que este ato tem sobre crianças e idosos. Para além de ações de sensibilização nas escolas, a iniciativa envolveu a distribuição de folhetos e autocolantes para carros, bem como a divulgação nos canais de comunicação do ACP e da LPCC, focando-se nas crianças como veículos influenciadores junto dos pais.
A iniciativa levou a que o ACP realizasse um estudo entre os seus associados, em 2017, que evidenciou que ainda existe muito trabalho por fazer na sensibilização dos portugueses para a redução do consumo de tabaco, em particular quando se deslocam de carro.
Os principais resultados deste inquérito revelaram que:
1. 90 por cento dos inquiridos desconhecem que o nível médio de partículas tóxicas libertadas pelo tabaco, numa viagem de carro, e que são respiradas pelos ocupantes, é cinco vezes superior à média das partículas tóxicas no ar, mesmo nas cidades mais poluídas;
2. Mais de 50 por cento dos fumadores afirmaram fumar dentro da sua viatura;
3. Mais de 10 por cento dos inquiridos deslocaram-se, pelo menos uma vez, nos 30 dias anteriores ao inquérito, numa viatura em que esteve alguém a fumar na presença de um não fumador;
4. Apenas 20 por cento dos inquiridos sabe que 85 por cento do fumo passivo é invisível e sem odor.
FICHA TÉCNICA SOBRE ESTUDO
UNIVERSO:
Famílias Portuguesas, com pelo menos um veículo no lar. Os inquiridos são indivíduos residentes em Portugal que se identificam como chefes de família, de ambos os sexos e com 18 ou mais anos. As famílias foram estratificadas tendo por base as referências censitárias.
RECOLHA DE INFORMAÇÃO:
Metodologia Quantitativa, por meio da realização entrevistas telefónicas em filosofia CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing, conduzidas com validação automática e suportadas por sistema Auto Dial. Foram cumpridas quotas representativas da população, com base numa matriz que cruza as variáveis: distrito e dimensão do agregado
AMOSTRA:
A amostra total obtida é de 625 famílias. Este valor traduz um grau de confiança de 95,5%, com uma margem de erro de ± 4,00%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica. A amostra foi recolhida entre os dias 29 de agosto a 7 de setembro de 2017.
Sugestões
-
Comissão Europeia e IARC lançam quinta edição do Código Europeu contra o Cancro
20 de Outubro 2025A Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC), lançaram ontem a quinta edição do Código Europeu contra o Cancro, uma iniciativa pioneira criada em 1987 para ajudar os cidadãos a... Ler notícia -
El Corte Inglés associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro na campanha Outubro Rosa
17 de Outubro 2025Como símbolo de apoio à causa, as fachadas das lojas de Lisboa e Gaia estarão iluminadas de cor-de-rosa durante este período.Tal como em anos anteriores, está disponível uma seleção de produtos solidários nas áreas de lingerie, moda mulher, moda homem, moda jovem e... Ler notícia -
AUSONIA volta a apoiar as mulheres com Cancro da Mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS
15 de Outubro 2025Ano após ano, AUSONIA renova o seu compromisso na luta contra o cancro da mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS, com o objetivo de promover a sensibilização e apoiar a investigação científica.Investigação: 8 anos de parceria com a Liga Portuguesa Contra o CancroEntre 29... Ler notícia -
AUSONIA volta a apoiar as mulheres com Cancro da Mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS
15 de Outubro 2025Ano após ano, AUSONIA renova o seu compromisso na luta contra o cancro da mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS, com o objetivo de promover a sensibilização e apoiar a investigação científica.Investigação: 8 anos de parceria com a Liga Portuguesa Contra o CancroEntre 29... Ler notícia -
Kia associa-se ao “Outubro Rosa” na luta contra o cancro da mama
10 de Outubro 2025- Durante o “outubro rosa”, cada test-drive realizado nos concessionários kia reverte em donativos para a liga portuguesa contra o cancro- Ação envolve os mais de 40 concessionários da marca em todo o país- Carolina patrocínio alia-se à iniciativaA Kia vai associar-se ao... Ler notícia -
SIC/Expresso e Público/RTP vencem Prémio de Jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro
30 de Setembro 2025A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou os vencedores da edição 2024 do Prémio de Jornalismo LPCC/AstraZeneca, que distingue trabalhos de excelência na área da oncologia, valorizando o papel dos jornalistas na sensibilização e informação sobre o cancro. A cerimónia... Ler notícia