Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove Outubro Rosa nos Açores

Liga Portuguesa Contra o Cancro promove Outubro Rosa nos Açores
Nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove diversas atividades de sensibilização no âmbito da campanha Internacional Outubro Rosa, entre elas, a realização do Webinar “Cancro da mama e a sua prevenção”, no dia 19 de outubro, pelas 19h00, num direto, na sua página de Facebook.
 
O Webinar “Cancro da Mama e a sua prevenção” contará com a presença do Dr. Raul Aguiar do Rego, Presidente do Conselho de Administração do Centro de Oncologia dos Açores, Prof. Doutor José Conde, e coordenador Geral dos quatro programas organizados de rastreio oncológico de base populacional nos Açores, entre os quais o rastreio ao cancro da mama.
 
Além desta iniciativa, durante o mês de outubro, são várias entidades que se juntam ao NRA LPCC para assinalar o mês Outubro Rosa com ações de sensibilização, uma vez que, devido à pandemia, não foi possível organizar eventos que reunissem aglomerados populacionais, nem as habituais caminhadas nas diversas ilhas.
 
Estas ações pretendem aumentar a consciencialização do controlo do cancro da mama; sensibilizar a população para a prevenção e importância da deteção precoce do cancro da mama; e divulgar a ação deste movimento de entreajuda que apoia mulheres, familiares e amigos a partir do momento em que é diagnosticado o cancro da mama.
 
No âmbito do Outubro Rosa foi solicitado aos municípios da região açoriana, bem como à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a iluminação dos edifícios na cor rosa, como forma de assinalar este mês dedicado à prevenção do cancro da mama.
O Movimento Vencer e Viver do NRA LPCC lança o repto a toda a população e instituições para se juntar a estas comemorações, podendo inscrever-se através do seguinte link: https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosaform/
O movimento Outubro Rosa, criado na década de 90, nos Estados Unidos da América, visa estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro.
O Mês de outubro é, nesse âmbito, assinalado por duas efemérides: o Dia Mundial da Saúde da Mama a 15 de outubro, e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama a 30 de outubro.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 16 de Outubro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias