Notícias

Voltar

LPCC promove campanha antitabágica

LPCC promove campanha antitabágica
David Fonseca dá voz a personagem em filme animado para ação antitabágica
Para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado a 31 de maio, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover a campanha “Não fumes, por ti, pela tua família”, que visa sensibilizar a população para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde de quem fuma e de quem os rodeia, em especial as crianças.
 
O músico e compositor David Fonseca (também conhecido pelo seu historial ligado a dobragens de filmes animados), aceitou o convite para dar voz à personagem "Tomás". O filme conta a história feliz do pai Tomás que se apercebe que para ser mais saudável
e partilhar melhores momentos ao lado da sua filha, Inês, tem de abdicar do tabaco, e por isso aconselha: “Não fumes, por ti e pela tua família!”.
 
Através da técnica “stop motion”, o filme animado transmitirá informação relevante sobre o tabagismo, de uma forma descontraída e divertida para criar impacto junto da população em geral e em particular dos mais jovens, com especial atenção para os pais.
 
 “Nunca é demais alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar, sobretudo na população mais jovem devido ao aparecimento de novos produtos do tabaco. Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico têm efeitos nefastos para a saúde. Para além de causarem dependência, destacamos que os malefícios dos compostos e componentes do tabaco convencional e dos novos produtos do tabaco, associados à problemática do fumo passivo, presente em tecidos e materiais em casa e no carro, prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”, afirma Dra. Mónica Martins, Presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
 
Estima-se que 1,2 milhões de mortes por ano, no mundo, são causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), que está diretamente ligada ao aparecimento de doenças como o cancro, as doenças cardiovasculares e respiratórias.
O consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro, e em Portugal representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.
 
07 de Julho 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias