Notícias

Voltar

Mês da prevenção do cancro da mama assinalado com caminhada em Castanheira de Pera

16 de Outubro 2021
Mês da prevenção do cancro da mama assinalado com caminhada em Castanheira de Pera
O movimento “Outubro Rosa”, em Castanheira de Pera, é sinalizado com a realização de uma caminhada solidária que visa desafiar a comunidade para a mensagem da prevenção e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e importância do rastreio.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) está a promover o “Outubro Rosa”, uma iniciativa de âmbito nacional que tem como objetivo principal a consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio. Centenas de iniciativas, na Região Centro, assinalam este mês de prevenção do cancro da mama, assim como a divulgação de informação e formas de apoio da Liga à mulher e família.
Em Castanheira de Pera, o Grupo de Voluntariado Comunitário da Liga organiza no próximo dia 16 de outubro (sábado), a Caminhada “Outubro Rosa”, iniciativa que decorrerá sob o princípio das caminhadas livres, efetuadas de forma individual ou em pequenos grupos, sem horário marcado ou percurso definido. A participação na atividade requer apenas o uso de uma peça em cor-de-rosa.
Salienta-se, ainda, que todos os participantes têm que seguir todas as orientações das Autoridades de Saúde, recomendando-se para o efeito a utilização de máscara, desinfeção das mãos e o distanciamento físico.
Trata-se de uma iniciativa de sensibilização e difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio, assim como de promoção de sinergias, no sentido de aumentarmos o impacto do movimento “Outubro Rosa”.
Recordamos que o Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. A melhor resposta é a prevenção. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
 
Saiba mais em: www.ligacontracancro.pt/outubrorosa
 
Por Núcleo Regional do Centro a 13 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias