Notícias

Voltar

MVV do Núcleo Regional do Centro da LPCC retoma visitas ao IPO de Coimbra

MVV do Núcleo Regional do Centro da LPCC retoma visitas ao IPO de Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver, retomou as visitas ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), uma ação que estava suspensa desde 2020 devido à pandemia de covid-19.
Após três anos de interrupção, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) retomou as visitas presenciais ao serviço de internamento do IPOC pelo voluntariado do Movimento Vencer e Viver (MVV), suspensas, em 2020, como medida adicional decorrente da pandemia de covid-19.

”Vencer e Viver” é um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Neste âmbito, é promovido o contacto entre a mulher a iniciar tratamento e a voluntária sobrevivente de cancro da mama, que partilha o seu testemunho e formas de lidar com a doença. Este é, por isso, um momento importante que se assume como uma ação fundamental de voluntariado em contexto de internamento, realizada pelo NRC.LPCC no IPOC, e que representa uma grande oportunidade de apoio emocional e informativo às mulheres que realizam cirurgia da mama.

Essa importância é sublinhada pela secretária-geral da Direção do NRC.LPCC, Dra. Natália Amaral: “É importante que estas mulheres com cancro da mama possam ouvir que não é o fim da vida saber deste diagnóstico e terem o apoio de quem já passou pelo mesmo, quem teve a mesma experiência de vida, além de ficarem, assim, a conhecer os serviços e atividades que lhes são disponibilizados pela Liga”, frisa.

Também Dulce Helena, enfermeira gestora (Especialidades Cirúrgicas II), considera “extraordinário” o apoio das voluntárias do MVV dado às doentes oncológicas, nomeadamente pela proximidade existente. “É o testemunho na primeira pessoa, uma proximidade que os profissionais de saúde não poderão ter porque, felizmente, não têm, na sua maioria pelo menos, um percurso de vida semelhante. É através do MVV que sabem mais sobre as próteses provisórias após a operação, que recebem conselhos, partilham dúvidas e receios. O resultado é uma mais-valia e os cuidados são beneficiados porque todos juntos – desde médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, voluntárias do MVV - trabalhamos para o mesmo, é um trabalho em equipa”, conclui.  

Enquadrado no âmbito do voluntariado de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o MVV desenvolve ações diversas, como: disponibilização de apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e seus familiares; visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos nos hospitais com os quais a LPCC estabeleça protocolos de colaboração; desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das mulheres com cancro da mama (próteses mamárias, suportes (soutien), fatos-de-banho ortopédicos, cabeleiras e outros materiais a preços mais reduzidos); referenciação para apoio psicológico e social especializado (profissional), entre outros.

Na região Centro, a Liga dispõe de extensões do Movimento Vencer e Viver em Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã e Leiria. Para quaisquer esclarecimentos adicionais, poderão contactar a LPCC.NRC, através do número 808 910 132 ou do e-mail voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt.

Todas as mulheres que tenham passado por esta experiência de vida e queiram dedicar parte do seu tempo ao voluntariado no MVV, podem contactar a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro através endereço de email e número de telefone mencionados.
Por Núcleo Regional do Centro a 19 de Junho 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias