Notícias

Voltar

No Dia Mundial do Cancro, a Liga promove campanha para uma cidadania ativa na luta contra o cancro

04 de Fevereiro 2019
No Dia Mundial do Cancro, a Liga promove campanha para uma cidadania ativa na luta contra o cancro
Em escolas, hospitais, empresas, instituições e junto da comunidade a Campanha "Eu Sou e Eu Vou” envolveu, de norte a sul do país, milhares de pessoas na reflexão, no compromisso e na ação em torno da luta contra o cancro.
No dia 4 de fevereiro assinalou-se o Dia Mundial do Cancro e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu a campanha “Eu Sou e Eu Vou”, com intenção de consciencializar a sociedade para uma cidadania ativa na luta contra o cancro.
137 ações assinalaram a data em Portugal, procurando inspirar para a mudança e mobilização. A campanha, com duração de 3 anos, explora como todos os setores da sociedade e os indivíduos podem mudar comportamentos com o objetivo final de promover uma ação nacional de luta contra o cancro, e ao mesmo tempo sensibilizar para a literacia em saúde.
A Mediatização da campanha ganhou escala com a produção de um vídeo e um spot de sensibilização sobre o DMC, divulgado em inúmeros órgãos de comunicação social (nacionais, regionais e locais) e circuitos internos de televisão de diversas entidades e empresas.
Nas escolas, os alunos abordaram o tema, no âmbito de várias disciplinas, e em resultado elaboraram um mural informativo, a partir do desafio de redação de um compromisso de mudança de comportamento no autocolante da campanha. Uma oportunidade para assinalar a importância da saúde, que permitiu o envolvimento dos pais e encarregados de educação.
Por todo o país, centenas de pessoas partilharam fotografias alusivas às atividades nas redes sociais, com a moldura da campanha, na versão física e/ou digital, juntamente com as hashtags oficiais. A iniciativa de sensibilização do DMC permitiu também a elaboração de cartazes, além da distribuição, através dos voluntários da LPCC, de flyers, cartazes e autocolantes, em locais como Câmaras Municipais, Centros de Saúde, Hospitais, Espaços Comerciais, Escolas, Empresas. Mas também promoveu eventos como caminhadas, ações de educação para a saúde, conferências... No total, 18 ações envolveram a comunidade empresarial; 71 ações de sensibilização chegaram a toda a comunidade escolar; 6 caminhadas tiveram lugar em vários distritos; 3 palestras reuniram o interesse da comunidade em geral em torno da luta contra o cancro, entre outras ações.
O DMC foi assinalado em diversas empresas, através da dinamização Interna das principais mensagens do DMC, utilização de materiais digitais e criação de mural interno de ações a desenvolver pelos colaboradores na Luta Contra o Cancro. De destacar o envolvimento da Saint-Gobain, Sociedade Águas do Luso, Yazaki Saltano Portugal, Caixa de Crédito Agrícola, CENTRALMED, Lisboa Marriott Hotel, Alma Shopping Coimbra… Ou ainda a Living Brands que envolveu os seus 410 colaboradores no DMC através de uma ação solidária de recolha de mantas polares para doação aos doentes internados no IPO de Lisboa.
Nesta data, o "Coro ao Centro", formado por doentes oncológicos e voluntários, assinalou o Dia Mundial do Cancro com uma atuação no Alma Shopping, em Coimbra. Também alguns monumentos nacionais se iluminaram de azul e laranja para assinalar o 4 de fevereiro, como a Estátua D. José I no Terreiro do Paço e o Palácio Nacional da Ajuda.
“Eu Sou e Eu Vou” contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Nutricionistas, Sociedade Portuguesa de Senologia, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Farmácias Portuguesas e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
“Eu Sou e Eu Vou” é uma campanha promovida a nível mundial pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), decorrendo no triénio 2019-2021, e operacionalizada em Portugal pela LPCC, associada da UICC desde 1983.
 
06 de Março 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias