Notícias

Voltar

Núcleo do Centro da LPCC e ULS de Aveiro assinam Protocolos de Colaboração

15 de Abril 2026
Núcleo do Centro da LPCC e ULS de Aveiro assinam Protocolos de Colaboração
Foram assinados ontem, 15 de abril, no Hospital de Aveiro, dois Protocolos de Colaboração entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) e a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA).
Oferecido pela LPCC.NRC, vai ser instalado, no Hospital de Aveiro, um novo Mamógrafo Digital, que vai permitir fazer a aferição clínica na ULS RA. Estes exames são realizados no seguimento do Programa de Rastreio do Cancro da Mama que a LPCC leva a cabo na região.

Vítor Rodrigues, presidente da Direção da LPCC.NRC, mostrou-se satisfeito por mais este passo: “Existimos, sobretudo, para ajudar a prevenir a doença oncológica e, por isso, apostamos tanto nos rastreios. Contribuir para uma resposta rápida, adequada e de proximidade quando a patologia é declarada é também uma missão que chamamos a nós. Com a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro tem sido particularmente fácil consolidar o trabalho em rede. Entendemo-nos e, claramente, quem fica a ganhar são os doentes com cancro da mama, que, a partir de agora, vão poder ser tratados na sua instituição de referência, mais próxima do seu local de residência. Congratulamo-nos com o caminho que esta parceria está a seguir, porque trabalhando em conjunto podemos fazer muito mais do que se trabalharmos sozinhos”, conclui. 

Margarida França, presidente do Conselho de Administração da ULS RA, partilha desta opinião: “Não faz sentido as diferentes entidades trabalharem isoladamente e a prova de que juntos somos mais fortes e servimos mais e melhor é a assinatura, com efeitos quase imediatos, destes dois protocolos de colaboração, que vão possibilitar que os doentes com cancro da mama da nossa Região sejam mais rapidamente orientados para tratamento, com o conforto de poderem ser seguidos na sua área de residência. Agradecemos muito à LPCC esta possibilidade, sendo que, naturalmente, tudo faremos para cumprir os compromissos que agora assumimos”.

Para além desta colaboração específica, foi também assinado um outro protocolo, através do qual a LPCC disponibiliza serviços de apoio, nomeadamente na área da psico-oncologia e do apoio jurídico a doentes oncológicos e suas famílias.

Para assinalar a importância desta colaboração, estiveram presentes na Cerimónia Solene os respetivos dirigentes, os Voluntários da LPCC que já cooperam com a ULS RA, bem como os responsáveis médicos, de enfermagem e de gestão dos Serviços de Imagiologia, Cirurgia Geral/ Unidade de Senologia e Oncologia Médica.   
 
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 16 de Abril 2026

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias