Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da LPCC desenvolve Grupos Psicoeducativos

24 de Julho 2020
Núcleo Regional do Centro da LPCC desenvolve Grupos Psicoeducativos
“Cuidar de mim” é o nome do programa psicoeducativo de grupo, cujas sessões abordarão diferentes temas relacionados com a vivência da doença oncológica. A 1ª edição está prevista para setembro e é dirigida a um grupo de mulheres com cancro da mama.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) irá iniciar a realização de grupos psicoeducativos, constituídos por doentes oncológicos que se reúnem semanalmente, com intuito de partilhar experiências pessoais relacionadas com a vivência da doença oncológica.  “Cuidar de mim”, é o nome deste programa que se baseia na partilha das principais dificuldades emocionais entre doentes oncológicos e na aprendizagem e treino de estratégias derivadas do modelo cognitivo-comportamental e das terapias de 3ª geração.
Ao longo dos anos, vários estudos têm validado a eficácia das intervenções psicológicas de grupo na redução do sofrimento emocional associado ao cancro e no desenvolvimento e/ou aquisição de estratégias para lidar com a doença.
Todas as sessões decorrem sob a orientação de psicólogos da Unidade de Psico-Oncologia da LPCC.NRC. A 1ª edição deste programa, a decorrer em setembro de 2020, será dirigida a um grupo de mulheres com cancro da mama, previamente selecionadas pela equipa. Terá lugar na sede da LPCC.NRC, com a participação máxima de 6 a 8 participantes, decorrendo em 9 sessões semanais, de 90 minutos cada.
São condições de participação neste primeiro grupo ter recebido um diagnóstico de cancro da mama não metastático nos últimos 18 meses e submeter-se a uma entrevista de seleção,
A LPCC.NRC aceita também inscrições de pessoas com outros tipos de cancro e/ou familiares/cuidadores, tendo em vista a constituição de grupos psicoeducativos futuros.​ Os interessados podem fazer a sua inscrição (gratuita e obrigatória) através do preenchimento do formulário próprio, disponível aqui (colocar link: www.ligacontracancro.pt/cuidardemim/.)
Serão oferecidas outras alternativas de intervenção, aos candidatos não selecionados, nomeadamente a consulta de Psico-Oncologia individual. Mais informações disponíveis através dos contactos:  239 487 490 ou psico-oncologia.nrc@ligacontracancro.pt.
  
Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt/cuidardemim/
 
Por Núcleo Regional do Centro a 12 de Janeiro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias