Notícias

Voltar

Núcleo Regional dos Açores Açores promoveII Conferência sobre Cancro Colorretal 

11 de Março 2023 a 11 de Março 2023
Núcleo Regional dos Açores Açores promoveII Conferência sobre Cancro Colorretal 
A 11 de março, em Angra do Heroísmo
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) promove no próximo dia 11 de março, sábado, entre as 9h30 e as 12h00, no auditório de Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a II Conferência sobre Cancro Colorretal, iniciativa integrada no âmbito do “Março Azul”, campanha de sensibilização para o cancro do cólon e do reto. 
 
Assim, neste mês dedicado à prevenção do cancro colorretal, o NRA organiza a II Conferência sobre esta patologia com a presença de vários especialistas da Região Autónoma dos Açores com o objetivo de promover a literacia sobre a doença, sensibilizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro colorretal e promover uma comunicação facilitadora entre o médico e o doente e desmistificar as inseguranças em relação a esta doença.  
 
A II Conferência terá início às 9H30 com a sessão de abertura conduzida pelo Presidente do NRA LPCC, Domingos Cunha, após a qual seguir-se-á a apresentação “O rastreio oncológico do Cancro Colorretal nos Açores”, proferida por Sofia Ribeiro, Médica Gastroenterologista. A segunda apresentação, referente ao tratamento endoscópico de lesões pré-malignas e tumores em estádio inicial, contará com Nuno Nunes, Médico Gastroenterologista; que antecede Diogo Galão, Médico Interno de Cirurgia Geral, que irá falar sobre cirurgia minimente invasiva no cancro colorretal. Finda esta apresentação, a Médica Oncologista Andreia Coelho será responsável pela apresentação, intitulada “O tratamento oncológico: o que esperar?”. Segue-se a Nutricionista Tânia Rocha, que falará sobre dicas práticas sobre nutrição do doente oncológico, e por fim a apresentação sobre “O papel da Psico-oncologia: estou ostomizado e agora?”, com a Psicóloga Patrícia Santos, terminando com a sessão de encerramento, a cargo do presidente do NRA LPCC, prevista para as 12h00.
 
As inscrições para a II Conferência sobre Cancro Colorretal, com frequência gratuita, são obrigatórias, decorrendo até dia 9 de março, o prazo para as inscrições, através do e-mail educacao.saude.nra@ligacontracancro.pt ou através do número de telefone 295 212 345. A participação na conferência dará direito à entrega de um certificado de participação. 
 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 06 de Março 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias