Notícias

Voltar

O papel do médico na prevenção do cancro

18 de Outubro 2021 a 25 de Outubro 2020
O papel do médico na prevenção do cancro
A 2ª edição da ação de formação "Cancro: da prevenção à intervenção - O papel do Médico", organizada pela LPCC, tem lugar entre 18 e 25 de outubro. A iniciativa decorrerá em formato e-learning (Plataforma Zoom),entre as 17h00 e as 20h00, e já tem inscrições abertas.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) lança, mais uma vez, o desafio aos estudantes universitários de medicina a melhorarem os seus conhecimentos sobre prevenção e impacto do cancro. O próximo curso de formação, “Cancro: da prevenção à intervenção - O papel do Médico" decorrerá em formato e-learning (Plataforma Zoom), nos dias 18, 20 e 25 de outubro, entre as 17h00 e as 20h00.   
Atualmente as doenças crónicas e não transmissíveis, nomeadamente as doenças oncológicas, têm um peso significativo na mortalidade e morbilidade mundiais. Em Portugal, observa-se igualmente um aumento progressivo e gradual das taxas de incidência de doenças oncológicas, pelo que acrescem desafios, nomeadamente para os médicos, cujo papel se destaca neste contexto como crucial (seja no diagnóstico, na referenciação ou no seguimento). Proporcionar uma melhor compreensão sobre a doença oncológica e ajudar a desmistificar alguns conceitos, incentivando a comunicação entre profissionais de saúde e comunidade estudantil, é deste modo um particular enfoque desta iniciativa da LPCC.NRC.
A ação de formação terá uma estrutura modular, incluindo temas como "A Liga Portuguesa Contra o Cancro", "Epidemiologia da doença oncológica", "Cancro: causas, fatores de risco e prevenção primária", "Cancro: Sinais de alerta, deteção precoce e prevenção secundária” e "O Papel do Médico num Contexto Oncológico". A iniciativa visa contribuir para a qualificação profissional dos estudantes de Medicina capacitando-os para a sua atuação, desde a prevenção à intervenção na doença oncológica.
Os interessados devem formalizar a sua candidatura com o formulário disponibilizado online, através do link: https://www.ligacontracancro.pt/formaemedicina/. A participação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail formacao.nrc@ligacontracancro.pt ou do número 239 487490.
De salientar ainda que as Doenças Oncológicas, quer pela sua magnitude quer pelo seu impacto populacional, trazem desafios individuais e sociais, determinando, por isso, profissionais com um forte espírito crítico.
Consulte aqui o programa do curso. 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 20 de Setembro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias