Notícias

Voltar

Projeto “Super Saudáveis” sensibiliza Pais e Assistentes Operacionais dos espaços educativos de Oliveira do Hospital

10 de Janeiro 2020 a 11 de Janeiro 2020
Projeto “Super Saudáveis” sensibiliza Pais e Assistentes Operacionais dos espaços educativos de Oliveira do Hospital
O projeto “Os Super Saudáveis”, um programa educativo com uma componente lúdica, visa promover hábitos alimentares mais saudáveis. A LPCC testa assim em Oliveira do Hospital um modelo inovador a nível nacional, através do envolvimento dos stakeholders locais.
No passado dia 10 de janeiro (sexta-feira), pelas 18h30, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) realizou na Escola Básica nº1 de Oliveira do Hospital, uma ação de sensibilização dirigida a Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com a presença da Dr.ª Rita Morais, nutricionista. Marcou presença no arranque desta ação a Senhora Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Dra. Graça Silva.
A ação decorre no âmbito do projeto "Os Super Saudáveis", o projeto de alimentação saudável que atualmente a LPCC.NRC se encontra a dinamizar em Oliveira do Hospital. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas e do Centro de Formação da Associação de Escolas Coimbra Interior.
O desenvolvimento do projeto pretende envolver, não apenas os alunos e professores, mas também os pais, encarregados de educação e auxiliares de ação educativa, para um maior sucesso da implementação do projeto "Os Super Saudáveis". Trata-se de um projeto piloto que tem o objetivo de testar um modelo inovador a nível nacional, através do envolvimento dos stakeholders locais.
Já no sábado, dia 11 de janeiro, teve lugar a formação das assistentes operacionais (Jornadas). Com uma duração de 6 horas, participaram nesta ação 29 assistentes operacionais, que trabalham em Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Com este curso a LPCC.NRC pretende dotar os/as formandos/as, assistentes operacionais, de conhecimentos e competências na área da promoção da saúde e prevenção do cancro, em contexto escolar.
Para dar início à ação do dia 11, esteve presente o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Senhora Vereadora da Educação, Dra. Graça Silva, que reforçaram o interesse no projeto “Os Super Saudáveis” como estratégia de promoção da alimentação saudável no município.
O projeto “Os Super Saudáveis”, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, conta ainda com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição. Recorde-se, foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018 na categoria de educação alimentar.
A intervenção educativa “Os Super Saudáveis” resulta de uma larga experiência da Liga Portuguesa Contra o Cancro na área da educação alimentar. Nos anos mais recentes, lembramos ainda o projeto Comer bem dá Saúde, que envolveu mais de 100.000 alunos, em todo o país.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 14 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias