Notícias

Voltar

Protocolo LPCC/ARSC oferece curso básico de cuidados paliativos

24 de Outubro 2020 a 31 de Outubro 2020
Protocolo LPCC/ARSC oferece curso básico de cuidados paliativos
Cooperação estabelece desenvolvimento de programa de formação na área dos cuidados paliativos a profissionais dos Cuidados de Saúde Primários. Nos dias 24, 30 e 31 de outubro decorre a 1ª edição do curso. A iniciativa conta com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove a 1ª edição do Curso Básico de Cuidados Paliativos, dirigido a Profissionais de Saúde dos Cuidados de Saúde Primários do ACES Baixo Mondego. Este terá uma carga horária de 21 horas, distribuídas pelos dias 24, 30 e 31 de outubro de 2020, das 9h às 17h.
A ação decorre no âmbito do protocolo celebrado, em 3 de junho de 2020, entre o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). O protocolo de cooperação atende à necessidade de formação específica dos profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, visando o desenvolvimento de um programa de formação em cuidados paliativos, dirigido a profissionais de saúde que integram as Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), particularmente aos que prestem serviço domiciliário.
O programa de formação, a desenvolver de forma gradual em toda a Região Centro, pressupõe a realização de ações de formação básica, com a duração de 21 horas e com uma estrutura e conteúdos programáticos validados e aprovados pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
De salientar que o envelhecimento populacional, aliado a outros fatores como os hábitos de vida pouco saudáveis ou fatores ambientais, têm contribuído para o aumento das doenças crónicas ameaçadoras da vida, incluindo as doenças oncológicas, que representam uma importante causa de morbilidade e mortalidade no nosso país.
O número de doentes com sintomatologia diversa e complexa tem vindo, da mesma forma, a crescer, assim como o número de doentes que acabará por morrer em unidades hospitalares ou em casa, após doença prolongada, avançada e progressiva e com sofrimento físico, psicológico, social e/ou espiritual associado.
Revela-se, por isso, fundamental uma prestação de cuidados de saúde adequados, integrados, diferenciados e de qualidade dirigidos aos doentes crónicos, em geral, e aos doentes oncológicos em particular, incluindo no domicílio.
A LPCC.NRC pretende, ainda, com esta iniciativa reforçar os mecanismos de apoio a nível de equipamentos e materiais de destinados ao doente oncológico e cuidadores, bem como de intervenção no a nível do apoio psico-emocional e socioeconómico.
A 1ª edição do Curso Básico de cuidados paliativos terá lugar nas instalações do ISCAC*, em Coimbra, e contará com um corpo de formadores com formação avançada e/ou prática clínica efetiva em cuidados paliativos. A formação abrangerá, nesta edição, os profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários do ACES Baixo Mondego.
A participação é gratuita e limitada a 25 vagas. Os interessados poderão obter mais informações aqui   
 
* Local de realização: Quinta Agrícola – Bencanta, 3045-231 Coimbra; Coordenadas GPS: 40.209 827; -8.451 906
 
 
PROGRAMA
Curso Básico de Cuidados Paliativos, 1ª edição (24, 30 e 31 de outubro)
 
Unidade Temática 1
Manhã (3H30)

Apresentação dos formandos e do curso
Filosofia e Princípios gerais dos cuidados paliativos
Aspetos básicos da organização dos serviços de cuidados paliativos
 
Tarde (3H30)
Questões Éticas em fim de vida
Princípios básicos da comunicação com o doente e família. Conferência familiar
 
Unidade Temática 2
Manhã (3H30)
Princípios gerais do controle de sintomas. Vias de administração de fármacos em CP
Controlo de sintomas digestivos. Controle de sintomas respiratórios.
 
Tarde (3H30)
Urgências em CP
Controlo da Dor: Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Exercícios práticos de utilização de opioides
 
Unidade Temática 3
Manhã (3H30)

Necessidades espirituais do doente e família. Trabalho em equipa e prevenção de burnout
 
Tarde (3H30)
Situação de últimas horas e dias de vida
Cuidar da família. Luto
 
Por Núcleo Regional do Centro a 12 de Novembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias