Notícias

Voltar

Reabertura do Voluntariado Hospitalar no IPO de Coimbra

10 de Agosto 2020
Reabertura do Voluntariado Hospitalar no IPO de Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro retoma a 10 de agosto o voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra. O reinício foi antecipado por um curso de integração, dirigido a 35 voluntários (jovens e seniores).
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) retoma, a 10 de agosto próximo, o voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra.
O Voluntariado Hospitalar em Oncologia da Liga visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia.
O surto pandémico por coronavírus (COVID-19) conduziu a profundas alterações na prestação dos cuidados de saúde e, também, à suspensão das atividades de voluntariado em contexto hospitalar. Tendo presente o impacto desta medida no contexto da humanização da assistência ao doente oncológico e família, a Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, em articulação com o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, retomará a 10 de agosto as atividades de voluntariado, em condições específicas e distintas das realizadas no período pré-pandemia.
O plano de retoma do voluntariado hospitalar no IPOC vai reajustar as atividades assistenciais, suspensas no âmbito do Estado de Emergência. Assim, esta retoma de atividade manterá a salvaguarda e o cumprimento das regras de saúde pública, tendo em vista o controlo da Pandemia COVID-19. Nesse sentido, os voluntários da Liga vão seguir os seguintes princípios:
• Permanecer, maioritariamente, no exterior dos edifícios, nomeadamente junto aos Postos de Atendimento Permanente e às salas de espera das Consultas Externas (piso 1 e 2);
• Prestar apoio no acolhimento e orientação dos doentes aos vários serviços hospitalares e aos seus acompanhantes durante os períodos de espera;
• Proceder à oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes (águas, sandes, fruta e bolachas).
No âmbito do plano de contingência para a COVID-19, os voluntários do Núcleo Regional do Centro da LPCC serão também submetidos previamente à realização do teste de despiste à COVID-19, realizado no IPOC.  Além dos procedimentos individuais de proteção, equipamentos de proteção individual e materiais disponíveis, a Liga procederá à higienização diária das batas dos voluntários e demais equipamentos do voluntariado hospitalar.
O reinício da atividade de voluntariado hospitalar no IPOC foi precedido de uma formação para voluntários hospitalares, que decorreu a 5 de agosto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.  Participaram 35 voluntários, entre voluntários seniores e jovens. O curso de integração, com a duração de 6 horas, foi realizado por um equipa multidisciplinar, constituída por profissionais da LPCC e do IPOC, e incluiu módulos de formação sobre o Papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro; O que é ser voluntário?; Prevenção e controlo da infeção em contexto hospitalar; o Voluntariado Hospitalar da LPCC no IPOC.
Recorde-se que o Núcleo Regional do Centro da LPCC promoveu nos meses anteriores o recrutamento de jovens voluntários, visando reforçar as equipas existentes e, por esta via, contribuir para amenizar a permanência do doente oncológico em contexto hospitalar, minimizando também os níveis de ansiedade e desconforto dos acompanhantes nos períodos de espera para consulta/tratamento. O voluntariado hospitalar é, também, uma oportunidade para que os jovens estudantes, nomeadamente das áreas da saúde e social, acompanhados de voluntários seniores, participem numa experiência que, para além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento curricular, marcará a diferença na vida de quem se encontra numa condição de grande vulnerabilidade.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 22 de Setembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias