Notícias

Voltar

Roadshow “HPV e Quê?” visita São Miguel (25 a 27 de novembro) e Terceira (28 e 29 de novembro)

22 de Novembro 2019 a 30 de Novembro 2019
Roadshow “HPV e Quê?” visita São Miguel (25 a 27 de novembro) e Terceira (28 e 29 de novembro)
Waze e Liga Portuguesa Contra o Cancro em campanha contra o HPV
Waze, o conhecido youtuber português e artista de hip-hop, vai estar em São Miguel para promover o roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) “HPV e Quê?”. Trata-se de uma ação que a LPCC tem estado a promover em escolas de todo o país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV).
 
A ação arranca a 25 de novembro, na Escola Secundária do Nordeste. Mas só no dia 26 de novembro, à tarde, o roadshow conta com o artista Waze, que estará na Escola Secundária das Laranjeiras.  No dia 27 de manhã Waze vai também marcar presença na Escola EB1 de Água de Pau, onde também vai estar Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
 
No dia 26 de manhã a iniciativa passa na Escola Secundária da Ribeira Grande, embora sem a presença de Waze.
 
“O ambiente escolar é o ideal para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva” defende o Presidente da LPCC, que acrescenta que “a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual”.
 
“Contamos com a popularidade do Waze junto dos jovens para reforçar a chamada de atenção da população estudantil para as doenças e riscos associados às infeções por HPV”, refere ainda Vítor Rodrigues.
O roadshow da LPCC “HPV e Quê?” visita de seguida a ilha Terceira, embora já sem a presença do artista.  No dia 28 de novembro, de manhã, o roadshow está na Escola Secundária Vitorino Nemésio e à tarde na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade. A 29 a iniciativa vai até à Escola BS Tomás de Borba.
 
A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que a transmissão do HPV é muito fácil e frequente, sendo feita através do contacto sexual (genital e / ou oral) e pele a pele. Estima-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infetadas durante a sua vida.

Esta campanha “HPV e Quê?” tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).
 
Este roadshow vai realizar um conjunto atividades dirigidas aos alunos, nomeadamente:

- Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais;
- Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
Presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs sobre o HPV e partilhando fotos, vídeos e instastories com a restante comunidade;
- Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.

Para mais informações, consultar os endereços www.hpveque.hpv.pt e www.ligacontracancro.pt
 
24 de Fevereiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias