Notícias
Voltar 
Roadshow “HPV e Quê?” visita São Miguel (25 a 27 de novembro) e Terceira (28 e 29 de novembro)

Waze e Liga Portuguesa Contra o Cancro em campanha contra o HPV
Waze, o conhecido youtuber português e artista de hip-hop, vai estar em São Miguel para promover o roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) “HPV e Quê?”. Trata-se de uma ação que a LPCC tem estado a promover em escolas de todo o país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV).
A ação arranca a 25 de novembro, na Escola Secundária do Nordeste. Mas só no dia 26 de novembro, à tarde, o roadshow conta com o artista Waze, que estará na Escola Secundária das Laranjeiras. No dia 27 de manhã Waze vai também marcar presença na Escola EB1 de Água de Pau, onde também vai estar Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
No dia 26 de manhã a iniciativa passa na Escola Secundária da Ribeira Grande, embora sem a presença de Waze.
“O ambiente escolar é o ideal para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva” defende o Presidente da LPCC, que acrescenta que “a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual”.
“Contamos com a popularidade do Waze junto dos jovens para reforçar a chamada de atenção da população estudantil para as doenças e riscos associados às infeções por HPV”, refere ainda Vítor Rodrigues.
O roadshow da LPCC “HPV e Quê?” visita de seguida a ilha Terceira, embora já sem a presença do artista. No dia 28 de novembro, de manhã, o roadshow está na Escola Secundária Vitorino Nemésio e à tarde na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade. A 29 a iniciativa vai até à Escola BS Tomás de Borba.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que a transmissão do HPV é muito fácil e frequente, sendo feita através do contacto sexual (genital e / ou oral) e pele a pele. Estima-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infetadas durante a sua vida.
Esta campanha “HPV e Quê?” tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).
Este roadshow vai realizar um conjunto atividades dirigidas aos alunos, nomeadamente:
- Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais;
- Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
- Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
- Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
- Presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs sobre o HPV e partilhando fotos, vídeos e instastories com a restante comunidade;
- Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.
Para mais informações, consultar os endereços www.hpveque.hpv.pt e www.ligacontracancro.pt
A ação arranca a 25 de novembro, na Escola Secundária do Nordeste. Mas só no dia 26 de novembro, à tarde, o roadshow conta com o artista Waze, que estará na Escola Secundária das Laranjeiras. No dia 27 de manhã Waze vai também marcar presença na Escola EB1 de Água de Pau, onde também vai estar Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
No dia 26 de manhã a iniciativa passa na Escola Secundária da Ribeira Grande, embora sem a presença de Waze.
“O ambiente escolar é o ideal para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva” defende o Presidente da LPCC, que acrescenta que “a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual”.
“Contamos com a popularidade do Waze junto dos jovens para reforçar a chamada de atenção da população estudantil para as doenças e riscos associados às infeções por HPV”, refere ainda Vítor Rodrigues.
O roadshow da LPCC “HPV e Quê?” visita de seguida a ilha Terceira, embora já sem a presença do artista. No dia 28 de novembro, de manhã, o roadshow está na Escola Secundária Vitorino Nemésio e à tarde na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade. A 29 a iniciativa vai até à Escola BS Tomás de Borba.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que a transmissão do HPV é muito fácil e frequente, sendo feita através do contacto sexual (genital e / ou oral) e pele a pele. Estima-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infetadas durante a sua vida.
Esta campanha “HPV e Quê?” tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).
Este roadshow vai realizar um conjunto atividades dirigidas aos alunos, nomeadamente:
- Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais;
- Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
- Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
- Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
- Presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs sobre o HPV e partilhando fotos, vídeos e instastories com a restante comunidade;
- Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.
Para mais informações, consultar os endereços www.hpveque.hpv.pt e www.ligacontracancro.pt
Sugestões
-
Comissão Europeia e IARC lançam quinta edição do Código Europeu contra o Cancro
20 de Outubro 2025A Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC), lançaram ontem a quinta edição do Código Europeu contra o Cancro, uma iniciativa pioneira criada em 1987 para ajudar os cidadãos a... Ler notícia -
El Corte Inglés associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro na campanha Outubro Rosa
17 de Outubro 2025Como símbolo de apoio à causa, as fachadas das lojas de Lisboa e Gaia estarão iluminadas de cor-de-rosa durante este período.Tal como em anos anteriores, está disponível uma seleção de produtos solidários nas áreas de lingerie, moda mulher, moda homem, moda jovem e... Ler notícia -
AUSONIA volta a apoiar as mulheres com Cancro da Mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS
15 de Outubro 2025Ano após ano, AUSONIA renova o seu compromisso na luta contra o cancro da mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS, com o objetivo de promover a sensibilização e apoiar a investigação científica.Investigação: 8 anos de parceria com a Liga Portuguesa Contra o CancroEntre 29... Ler notícia -
AUSONIA volta a apoiar as mulheres com Cancro da Mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS
15 de Outubro 2025Ano após ano, AUSONIA renova o seu compromisso na luta contra o cancro da mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS, com o objetivo de promover a sensibilização e apoiar a investigação científica.Investigação: 8 anos de parceria com a Liga Portuguesa Contra o CancroEntre 29... Ler notícia -
“MAVALA – THE Power of pink”
15 de Outubro 2025A Mavala, marca suíça reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com a saúde e beleza das unhas, mãos e pés, lança em Portugal a campanha solidária “The Power of Pink”, associada ao movimento Outubro Rosa.Com esta iniciativa, a Mavala reforça a sua missão de... Ler notícia -
Kia associa-se ao “Outubro Rosa” na luta contra o cancro da mama
10 de Outubro 2025- Durante o “outubro rosa”, cada test-drive realizado nos concessionários kia reverte em donativos para a liga portuguesa contra o cancro- Ação envolve os mais de 40 concessionários da marca em todo o país- Carolina patrocínio alia-se à iniciativaA Kia vai associar-se ao... Ler notícia