Notícias

Voltar

Sensibilização sobre HPV e tabaco na Escola Manuel de Arriaga

Sensibilização sobre HPV e tabaco na Escola Manuel de Arriaga
De 14 a 18 de novembro
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC), através da equipa de Educação para a Saúde, promove nos próximos dias 14 a 18 de novembro ações de sensibilização sobre o projeto “HPV e Quê?” e o Dia Mundial do Não Fumador, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta.
Esta iniciativa, que decorreu igualmente na ilha Terceira, no passado mês de setembro, tem como objetivo interagir com a comunidade escolar, em especial jovens do 3.º ciclo e ensino secundário, com informação essencial sobre a prevenção, em particular na temática das doenças associadas ao papiloma vírus humano, designado por HPV.  
O “HPV e Quê?”, que será apresentado a turmas do 8.º e 10.º ano escolares, consiste numa ação que integra atividades dirigidas aos alunos, entre elas um Quiz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual onde são dadas informações ao aluno e depois são feitas algumas perguntas para avaliar o conhecimento adquirido; além de distribuição de tatuagens temporárias com mensagens em realidade aumentada e de folhetos informativos. A iniciativa contará com a presença de um profissional de saúde (enfermeiro responsável pela saúde escolar de cada concelho abrangido pela ação) para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para toda a comunidade escolar.  
Além deste projeto, a equipa de Educação para a Saúde do NRA LPCC irá dinamizar ações de sensibilização sobre os malefícios do tabaco para as turmas de 7.º e 8.º ano desta mesma escola, dos dias 14 a 16 de novembro, enquadrado na data que assinala o Dia Mundial do Não Fumador, a 17 de novembro.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 11 de Novembro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias