Notícias

Voltar

Um pão por 1€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Um pão por 1€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Padaria de Bragança solidária contra o cancro da mama
No Dia Mundial do Pão, uma padaria de Bragança "Pão de Gimonde" e estudantes do ensino secundário e o Instituto Politécnico de Bragança IPB, unem-se na luta contra o Cancro da Mama. Juntos vão distribuir pão em troca de uma moeda que reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. No dia 16 de outubro, Dia Mundial do Pão, foram vendidos 1000 pães na Praça da Sé em Bragança, angariando 1000 euros. O pão produzido e vendido tinha grande teor de fibra, mais do que o que normalmente se encontra à venda: pão de trigo integral, pão de trigo e centeio integral e pão de trigo e beterraba. Este último, graças à beterraba, tem uma cor rosada, homenageando o “outubro rosa”, mês da prevenção do cancro da mama.
A ideia surgiu de uma dinâmica entre a padaria Pão de Gimonde e o CIMO – Centro de Investigação de Montanha do IPB, que converteram dois projetos em que participam, numa iniciativa solidária única.
Um dos projetos é o TRANSCOLAB (Laboratório Colaborativo Transfronteiriço Agroalimentar Sustentável), um projeto que reúne universidades, centros de investigação, fundações, associações e empresas das regiões de Castilla y León e Norte de Portugal, com o objetivo de fomentar a colaboração entre o sector de investigação e o tecido empresarial, para impulsar a inovação no sector da agro-alimentar em especial a indústria cerealista. Neste projeto, a empresa trabalha diretamente com o Instituto Politécnico de Bragança, um dos parceiros, que também vai participar na iniciativa do Dia Mundial do Pão. A outra parceria foi desenvolvida com a Escola Secundária Emídio Garcia, em virtude de um convite realizado à gerente da padaria, Elisabete Ferreira, para ensinar a fazer pão aos alunos do Curso Profissional de Saúde. “Decidimos trabalhar em conjunto e no final da semana, a Pão de Gimonde e os alunos da Emídio Garcia, vamos fazer a massa, que ficará 24 horas em repouso para ser cozida na madrugada de sábado”, explica. Os alunos estiveram envolvidos nesta distribuição e em simultâneo na recolha dos donativos. Juntou-se também a esta dinâmica a nutricionista do IPB, que vai explicar a estes jovens e à comunidade em geral, o valor nutricional do pão e a importância de o incluir na alimentação diária. O consumo recomendado anual de pão é de cerca de 100 kilos ano, para adultos e 75 kilos ano para as nossas crianças, no entanto os valores reais são inferiores aos recomendados. Contaram ainda com a generosidade da moagem Afonso Lopes, que forneceu gratuitamente a farinha para esta ação elucidativa e solidária.

A SIC esteve a acompanhar o processo de fabrico do pão e fez uma reportagem sobre a iniciativa. Pode ver aqui.
 
Por Núcleo Regional do Norte a 19 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias