Notícias

Voltar

“Verão com Prevenção” sensibiliza para perigos da exposição incorreta ao sol

07 de Agosto 2018 a 26 de Agosto 2018
“Verão com Prevenção” sensibiliza para perigos da exposição incorreta ao sol
Nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol. O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro volta a estar presente em quase duas dezenas de praias, oceânicas e fluviais, da região centro para sensibilizar com ações de contacto direto.
A campanha “Verão com Prevenção” do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro regressa à Região Centro para sensibilizar a população para os perigos de uma exposição solar. Até agosto, pretende-se esclarecer a população sobre os efeitos associados à exposição solar excessiva e sem proteção em quase duas dezenas de praias, oceânicas e fluviais.
Esta grande iniciativa de educação para a saúde e prevenção do cancro da pele, que vai decorrer em diversas praias da zona centro do país, não se limita a banhistas, indo também ao encontro de crianças em Jardins de Infância e Atividades de Tempo Livre.
Nos fim de semana entre 7 de julho e  26 de agosto “Verão com Prevenção” chega às praias da região centro com ações de contacto direto com os veraneantes, com distribuição de folhetos informativos, esclarecimento de dúvidas relativas aos fatores de risco para o cancro da pele e informação sobre comportamentos preventivos. A esta iniciativa juntam-se voluntários e diversas entidades, desde especialistas de saúde a jovens, responsáveis autárquicos e associações.
Nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol. Em pessoas de raça branca, este é o tipo de cancro mais prevalente que se for diagnosticado e tratado numa fase inicial, pode ser curado.
“Verão com Prevenção” vai divulgar os fatores de risco relativos ao cancro cutâneo, que incluem ter pele clara, com sardas e muitos sinais escuros; pele difícil de bronzear, mas que sofre com facilidade queimaduras solares; exposição excessiva, intermitente ou prolongada ao sol; não usar regularmente protetor solar adequado ao tom de pele; não usar chapéu e óculos de sol; exposição solar em horas de risco e antecedentes familiares de melanoma ou de outro tipo de cancro da pele.
 
Prevenção junto dos mais novos
A campanha “Verão com Prevenção” vai também alertar crianças para os perigos de uma exposição solar incorreta, indo ao encontro de Escolas e Atividades de Tempos Livres da Região Centro.
"Verão com Prevenção" é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em colaboração com os municípios e respetivas capitanias marítimas. Conta com o apoio das unidades de saúde pública, bombeiros, agrupamentos de escuteiros, grupos de jovens, associações sem fins lucrativos e empresas.
 

Praias:
 
7 e 8 de julho
Leiria (Pedrógão)
 
14 de julho
Ovar (Furadouro)
Marinha Grande (Vieira de Leiria)
 
15 de julho
Pombal (Osso da Baleia)
Figueiró dos Vinhos (Aldeia Ana de Aviz)
 
21 e 22 de julho
Cantanhede (Tocha)
 
28 e 29 de julho
Castanheira de Pera (Poço de Corga)
Vagos (Vagueira e Areão)
Aveiro (Costa Nova)
Murtosa (Torreira)
 
24 de agosto
Aveiro (Barra)
 
25 de agosto
Mira (Mira)
 
26 de agosto
Figueira da Foz (Buarcos
Por Núcleo Regional do Centro a 06 de Julho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias