Notícias

Voltar

VIII Jornadas de Investigação em Oncologia

20 de Abril 2023
VIII Jornadas de Investigação em Oncologia
Realizaram-se as VIII Jornadas de Investigação em Oncologia no Auditório António Magalhães Cardoso, VdA, em Lisboa. Estas Jornadas de Investigação têm sido um lugar de aprendizagem, de partilha e de discussão. Um veículo para o desenvolvimento da Investigação em Oncologia.
Até agora, 68 investigadores tiveram oportunidade de desenvolver projetos, com incidência em aspetos genéticos, epigenéticos e epidemiológicos de diferentes modelos de cancerigénese que contribuíram para o melhor entendimento do cancro e da forma de o combater.
Desde 1998, a LPCC tem vindo a dar suporte a projetos de Investigação na área do Cancro através das Bolsas Terry Fox/LPCC-NRS num montante aproximado de 975.000€.
Moderada pela Professora Paula Chaves e pelo Professor Noel de Miranda, com a participação especial do Professor Sobrinho Simões na primeira sessão, apresentaram-se os projetos:
  • How could we predict Intraductal and Cribriform Prostate Cancer in Prostate Biopsies? apresentado por Rune Matthiesen.
    Diagnosis of Pancreatic Cystic Neoplasms by Magnetic Resonance Imaging – apresentado por Sandra Faias Antunes
    Glucagon: GCGR axis in pNETs – a novel therapeutic perspective – apresentado por Bárbara Ferreira
    Targeting lysosome exocytosis to impair breast cancer progression and metastasis – apresentado por Duarte Barral
    Exploring the crosstalk between centrosome abnormalities and inflammation as potential biomarkers in Barrett’s esophagus progression -apresentado por Carla Lopes.
os PROJETOS LPCC-NRS/TERRY-FOX VENCEDORES em 2023 foram:
  • zAvatar test-guided therapeutic decision vs standard of care – a phase II multicentric randomized clinical trial, in relapsed ovarian cancer and in metastatic breast cancer – apresentado por Rita Fior.
    Repurposing of cystic fibrosis orphan drugs in the treatment of colorectal cancer – apresentado por Paulo de Matos
 
E este ano foram atribuídas duas novas Bolsas:
BOLSA NONÔ, INVESTIGAÇÃO EM SARCOMAS PEDIÁTRICOS
Pela primeira vez, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, lançou o desafio a investigadores para estudarem Sarcomas Pediátricos, um dos cancros mais agressivos e mais frequentes em crianças. Os sarcomas pediátricos são uma entidade cuja biologia necessita de uma cada vez maior compreensão, mas em que o investimento em investigação tem sido escasso, pelo que sendo pouco incentivado, merece a nossa maior atenção. Esta Bolsa resulta da boa vontade de um mecenas, familiar da Nonô.
  • O projeto vencedor foi “Bio-inspired and Bioengineered Technology for OSteosarcoma – unraveling OS to advance in novel targeted therapies – apresentado pela Catarina Leite Pereira
 
BOLSA JOÃO&NATÁLIA, INVESTIGAÇÃO EM CANCRO COLORRETAL
A Investigação em Cancro Colorretal, embora frequente, continua a ser muito importante porque se trata de uma entidade que ainda tem índices de mortalidade elevados no país e no mundo. Esta Bolsa visa homenagear uma pessoa que foi levada por esta doença e cuja família resolveu reunir fundos para financiar um projeto de investigação nesta área.
Mais uma iniciativa da vontade de fazer mais e melhor e ajudará a lembrar aqueles que lutaram contra o cancro e já partiram.
 
O projeto vencedor foi “PLCy1 expression in circulating tumour cells as a new biomarker of cetuximab responses in metastatic colo-rectal cancer, apresentado por Marta Martins
Por Núcleo Regional do Sul a 20 de Abril 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias