Prevenção Solar

Índice UV (IUV) é uma medida dos níveis da radiação solar ultravioleta que contribui para a formação de uma queimadura na pele humana (eritema). O IUV depende de vários fatores e é variável ao longo do ano.
É importante ter em conta, que mesmo num dia com uma temperatura média ou baixa, o IUV pode estar elevado.
Para conhecer o IUV num determinado dia, consulte o site do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-factores-de-risco/
+ Info: www.ipma.pt/pt/otempo/prev.uv/

O sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde. Mas, se pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3, a exposição excessiva à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde. Os principais lesados são a pele e os olhos.
Lembre-se: o sol é nosso amigo, mas em excesso é um perigo!





Conheça a sua pele!
As pessoas de pele e olhos claros, que queimam facilmente e raramente bronzeiam, necessitam de cuidados redobrados com a exposição solar. Quanto mais sensível ao sol for a sua pele, mais importante é protegê-la dos efeitos prejudiciais do sol.
No entanto, o ser moreno e não ficar vermelho não significa que pode ignorar os perigos da exposição solar excessiva.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/melanoma-sinais-de-alerta/




Para muitos de nós, a proteção solar já se tornou um ritual… de férias! No entanto, os cuidados para evitar a exposição solar excessiva nunca devem ser esquecidos!
Seja, na praia ou na montanha, na cidade ou no campo, a trabalhar ou em lazer, no inverno ou no verão, os cuidados para uma exposição solar segura devem ser um ritual diário.

+ info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-prevencao/




As atividades profissionais ao ar livre requerem cuidados redobrados em relação à exposição solar, durante todo o ano.
Sempre que possível opte por executar as suas tarefas nas horas seguras. Use roupas leves e de tecidos densos que cubram os braços e as pernas e use chapéu de abas. Tenha cuidado redobrado, nos dias de vento, nevoeiro e naqueles em que o índice ultravioleta é igual ou superior a 3 (moderado). Tente criar condições de sombra na área em que está a trabalhar e lembre-se das superfícies refletoras, como o cimento, a areia e a água.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-prevencao/



A Organização Mundial da Saúde classificou a radiação UV emitida pelos solários como agente cancerígeno, a par do tabaco e do amianto.
A utilização, ainda que periódica, do solário aumenta o risco de todos os cancros de pele. Assim, a exposição ultravioleta dos solários está completamente desaconselhada.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-factores-de-risco/
Horas “seguras” são aquelas em que a nossa sombra é maior do que nós próprios. Nessa altura do dia existe o benefício da luz solar e estamos protegidos. Assim, evite a exposição solar em horas de risco (entre as 11:30h e as 16:30h e, sobretudo, entre as 12 h e as 16h).
Sempre que possível, procure a sombra, sem esquecer, no entanto, a reflexão da radiação UV pela areia e pela água. Assim, estar à sombra de um chapéu de sol ou toldo não é suficiente para evitar os escaldões! É necessário não esquecer, o reflexo dos raios solares na neve, na areia e na água.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-prevencao/

Use sempre chapéu de abas largas, óculos com proteção UV e vestuário adequado. A roupa é uma excelente barreira contra os raios UV.
Os tecidos conferem algum grau de proteção contra as radiações ultravioleta. No entanto, a proteção que é conferida pelos diferentes tipos de tecido varia bastante, dependendo, dos materiais, estrutura, gramagem, cor e acabamentos. Os tecidos mais espessos, mais densos e mais pesados assim como as cores mais escuras conferem, uma maior proteção. Para roupas com proteção UV, procure a certificação UV Standard 801, do CITEVE.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-prevencao/



Na pele exposta utilize um protetor solar de largo espectro (filtram os raios UVB e UVA) e de índice de proteção solar elevado (FPS≥30).
O efeito do protetor solar depende, em grande medida, da sua correta aplicação. A aplicação meia hora antes da exposição solar e a renovação da aplicação de 2 em 2 horas e após transpirar ou molhar-se, são regras a não esquecer. Deve ter especial cuidado com as formas fluidas, transparentes ou brumas que, pela sua diluição, podem não levar à aplicação da quantidade adequada para efetiva proteção.

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-prevencao/

Para facilitar o diagnóstico precoce de cancro de pele está recomendada uma consulta anual com dermatologista ou médico de família. É também muito importante o autoexame, que deve ser feito de 2 em 2 meses.
Para realizar o autoexame de modo correto, deve lembrar-se de examinar todo o corpo, dos pés à cabeça, não se esquecendo de verificar todas as zonas da pele, incluindo as costas, couro cabeludo, entre as nádegas e a zona genital.
Uma vez que o melanoma é particularmente grave, deve estar familiarizado com os critérios de suspeição. O método ABCDE pode pode ajudá-lo a detetar o melanoma mais cedo.
 

+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-auto-exame/
+ Info: www.ligacontracancro.pt/cancro-da-pele-nao-melanoma-diagnostico/
+ Info: www.ligacontracancro.pt/melanoma-sintomas/
+Infohttp://www.apcancrocutaneo.pt/images/flyers/2020/08.f_metodoABCDE.pdf
 

  


Página Inicial
Apoios & Parcerias