Liga-te

Projecto anual que decorre de Setembro a Junho, recorrendo a uma metodologia centrada no desenvolvimento de atividades que pretendem sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a escolha de estilos de vida saudáveis, visando assim a prevenção de cancro e a promoção de saúde.

Da responsabilidade do Departamento de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Norte da LPCC - NRN, que disponibiliza uma proposta anual às escolas, este projeto permite, no entanto, a autonomia suficiente para que as atividades sejam (re)inventadas de acordo com os interesses e valores idiossincráticos de cada comunidade escolar.

Logótipo Projecto Liga-te

Podendo ser desenvolvido em qualquer ciclo de ensino (do 1º ciclo ao Secundário) nas escolas da Zona Norte do País, este projeto implica o estabelecimento de parcerias com as escolas, sendo o trabalho posteriormente desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Liga em articulação com os professores dinamizadores das escolas. 

O Departamento disponibiliza aos professores dinamizadores uma Sebenta S.E.L.O.S. (Sebenta de Explicação Liga-te: Orientação de saberes) que contém informações pertinentes para a execução do plano de atividades proposto.

Projecto anual que decorre de Setembro a Junho, recorrendo a uma metodologia centrada no desenvolvimento de atividades que pretendem sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a escolha de estilos de vida saudáveis, explicitando a prevenção de cancro no âmbito mais abrangente das atividades desenvolvidas nas escolas no âmbito dos projetos de educação para a saúde e de autonomia e flexibilidade curricular. Implicando o estabelecimento de parcerias com as escolas, todo o trabalho posteriormente desenvolvido é ancorado na monitorização e colaboração entre a equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Liga e os professores dinamizadores das escolas. 

Objetivos

  • Promover estilos de vida saudáveis, nomeadamente os preconizados no Código Europeu Contra o Cancro.
  • Aumentar a literacia em saúde, especificamente no que diz respeito à prevenção de cancro.
  • Estabelecer parcerias com vista à investigação e inovação em promoção e educação para a saúde em contexto escolar.


Destinatários
Comunidade escolar de todos os ciclos de ensino (do 1º ciclo ao Secundário) nas escolas (particular e público) da Zona Norte do País.

Metodologia

  • Apresentação de uma proposta anual de atividades, integrando as várias temáticas.
  • Trabalho participativo, promovendo a autonomia e adaptação da proposta a cada contexto.
  • Acompanhamento individualizado do trabalho desenvolvido em regime de consultadoria.


Temas e atividades
Baseado no tema tri-anual "Liga-te ao DES", as diferentes áreas de intervenção (alimentação, atividade física, exposição solar, sexualidade, tabagismo) são transversais aos 3 eixos estratégicos apresentados: DESafios, DESporto, DESafios.
São exemplos de atividades desenvolvidas a Onda Rosa, a dinamização do documentário Vox Pop ou a Biblioteca Humana, para além da operacionalização de projetos como Os Super Saudáveis ou os Heróis do Sol Saudável.



Jogo Heróis do Sol Saudável














Os Super Saudáveis

Departamento Educação para a Saúde
Núcleo Regional do Norte da 
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Estr. Interior Circunvalação, nº 6657
4200-177 Porto

Telf/Fax: 225420680 | Tlm: 910350810
Email: educacaosaude.nrnorte@ligacontracancro.pt
Facebook LPCC Norte


Página Inicial
Apoios & Parcerias