Projeto "Os Super Saudáveis"


Enquadramento

Os primeiros anos de vida da criança são um momento crucial para a aquisição de conhecimentos importantes ao nível da alimentação, possibilitando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis que poderão perdurar ao longo da vida.

Tendo por base este princípio, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, desenvolveu o projeto "Os Super Saudáveis", dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O projeto conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição e foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar.

A intervenção educativa "Os Super Saudáveis" resulta de uma larga experiência da Liga Portuguesa Contra o Cancro na área da educação alimentar. Nos anos mais recentes, recorde-se o projeto Comer bem dá Saúde, que envolveu mais de 100 000 alunos, em todo o país.

Objetivos

  1. Promover hábitos alimentares mais saudáveis;
  2. Apostar na diversidade alimentar e contribuir para reduzir o consumo de produtos processados;
  3. Incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional; 

Dinâmica de projeto

No início do projeto cada aluno/a recebe um kit inicial, composto por uma caderneta (pequeno livro explicativo, com dicas sobre os alimentos) e cinco cartas de alimentos (água, azeite, batata, ovo e cenoura). Nas cinco semanas seguintes, um almoço e um lanche por semana deverão incluir um alimento com um poder super saudável.

Com a ingestão desses alimentos na escola, o professor entrega, ao aluno, as respetivas cartas. No total serão quinze cartas colecionáveis que representam alimentos saudáveis e que foram escolhidos com base nos grupos da roda dos alimentos.

Mas, por detrás desta dinâmica, está um trabalho de equipa bem articulado! A escola (professores, colaboradores não docentes, pais e encarregados de educação), as Equipas de Saúde Escolar e as Autarquias Locais devem ser elementos integrantes do projeto.

A Escola e os professores são elementos centrais na implementação do projeto e na definição da intervenção educativa. Assim, cabe à Escola, em articulação com o Município e a Equipa de Saúde Escolar:
  • Programar a atividade, definindo a calendarização para o consumo dos dez alimentos (dois novos alimentos por semana), durante as cinco semanas do projeto;
  • Garantir que os alimentos pré-definidos estão ao dispor das crianças – ao almoço, no refeitório escolar (em articulação com a autarquia) e ao lanche (em articulação com os pais e encarregados de educação);
  • Definir e implementar a dinâmica educativa que considere mais interessante.
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