Projeto "Super Saudáveis"


Enquadramento

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como um dos seus eixos de intervenção a educação para a saúde, visando a promoção de hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a prevenir a doença, pelo que se torna fundamental incentivar a mudança dos comportamentos alimentares da população.
Os primeiros anos de vida da criança são um momento crucial para a aquisição de conhecimentos importantes ao nível da alimentação, possibilitando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis que poderão perdurar ao longo da vida.
Com este objetivo desenvolvemos o projeto Super Saudáveis, dirigido a crianças do 1º ciclo do ensino básico, que conta com o apoio institucional da Direção–Geral de Educação, Direção-Geral de Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição.
O Super Saudáveis parte do conceito de “jogo em formato de cartas colecionáveis”, em que a criança apreende práticas de alimentação saudável com os colegas, pais e professores.
No total a criança colecionará 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um dos alimentos tem diferentes níveis de super poderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence. 

Objetivos

  1. fomentar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças;
  2. apostar na diversidade alimentar dos mais novos, diminuindo o consumo de produtos processados;
  3. incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional; 

Como funciona

O Super Saudáveis tem a duração de 5 semanas em que, no ambiente Escola, serão envolvidas as crianças, pais e encarregados de educação no tema da alimentação.
No início do projeto cada criança ganhará: 
  1. 5 cartas de alimentos, que já come no seu dia a dia, para que possa começar logo a jogar com as cartas e para que se interesse e motive em colecioná-las;
  2. Passaporte: pequeno livro que explica como podem jogar com as cartas, como podem obter todas as cartas e mais informação sobre cada um dos 15 alimentos com poderes super saudáveis, incluindo sugestões de confeção.   
Nas 5 semanas da campanha, um almoço e um lanche por semana serão acompanhados de um alimento com um poder super saudável.
Com a ingestão desses alimentos na escola, as crianças vão colecionado todas as cartas.

Pretendemos que a descoberta de um alimento como espinafres, cenouras ou kiwi seja muito mais surpreendente e divertida!
Para que o projeto seja possível, necessitamos do apoio da Escola para: 
  1. Ao almoço, uma vez em cada semana, servir o alimento no refeitório da escola;
  2. Ao lanche, uma vez em cada semana, pedir a colaboração dos pais para preparem um lanche para a criança que inclua o alimento;
  3. O professor/a responsável pelo grupo de alunos deverá alertar as crianças nesses dias, mencionando que o alimento faz parte da refeição, explicando os benefícios para saúde da ingestão desse alimento e verificando quais os alunos que consomem o alimento do dia para serem distribuídas as cartas. 
Para garantir a participação da sua Escola faça aqui a inscrição.

Página Inicial
Apoios & Parcerias