Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro apoia investigação científica

26 de Junho 2018
Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro apoia investigação científica
Até 14 de setembro estão abertas as candidaturas para a edição de 2018 das Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO e Dr. Rocha Alves. A verba a atribuir, no valor de 40 mil euros, privilegia projetos de investigação científica desenvolvidos na Região Centro.
Estão abertas as candidaturas para quatro bolsas de investigação em oncologia, apoiadas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC). Três destas bolsas são atribuídas no âmbito duma parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e a quarta é a Bolsa Dr. Rocha Alves. As candidaturas, com um valor total de cerca de 40 mil euros, estão disponíveis aqui.
As Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2018 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do CIMAGO. Enquanto a Bolsa Dr. Rocha Alves, instituída como homenagem ao médico que dedicou praticamente toda a sua vida profissional à luta contra o cancro, abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da Região Centro.
O apoio financeiro à investigação científica em oncologia é entendido pela LPCC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas. A investigação oncológica, básica, translacional, clínica e epidemiológica tem permitido enormes progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro. A LPCC tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios quer disponibilizando bolsas que permitam o desenvolvimento de projetos inovadores e com aplicação clínica.
Um apoio financeiro atribuído muitas vezes pelos próprios Núcleos Regionais da LPCC que assim proporcionam as condições necessárias para que centros universitários, instituições hospitalares e outras criem condições para a investigação na área do cancro. E é nesse sentido que o Núcleo Regional do Centro da LPCC mantém a parceria com o CIMAGO (que foi criado com o objetivo de exercer e promover a investigação científica fundamental e aplicada e o desenvolvimento experimental sobre os vários aspetos relacionados com o Ambiente, a Genética e o Cancro) e a atribuição da Bolsa Dr. Rocha Alves.
Podem candidatar-se às Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2018, até ao dia 14 de setembro de 2018, todos os investigadores licenciados ou com o grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO.
À Bolsa Dr. Rocha Alves podem concorrer, também até ao dia 14 de setembro de 2018, todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região centro da zona de ação do Núcleo Regional do Centro da LPCC: Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca).
Às Bolsas CIMAGO e Bolsa Dr. Rocha alves poderá também ser atribuída uma verba adicional, até ao montante de 5.000€, para efeitos de apoio laboratorial.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 17 de Julho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias