Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Norte assinala Dia Mundial do Cancro 2021

04 de Fevereiro 2021 a 04 de Fevereiro 2021
Núcleo Regional do Norte assinala Dia Mundial do Cancro 2021
Durante 10 horas serão transmitidos entrevistas, testemunhos de doentes e webinars sobre o cancro
No Dia Mundial do Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai preencher o dia com 10 horas de diretos, vídeos, testemunhos, webinars e entrevistas revelando o que faz diariamente na prevenção, educação, formação, investigação científica, rastreio, apoio emocional, social e jurídico. Todos os conteúdos serão transmitidos na página de Facebook do NRN, aqui.

Porque todas as ações contam, junte-se a nós no dia 4 de fevereiro para:
Lutar | Prevenir | Informar | Falar | Apoiar





PROGRAMA:
09h30 | Mensagem do Presidente do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr. Vítor Veloso.

10h30 | Vídeo Melhores Momentos do Dia Mundial do Cancro

11h30 | Webinar "Apoiar o doente oncológico e cuidadores"
            A CUF Oncologia reúne neste webinar associações, doentes e profissionais de saúde para uma conversa sobre o papel destes grupos de apoio, os seus desafios e a sua relevância no contexto atual que vivemos. Mais Informação aqui).

12h30 | Vídeo Utentes do Centro de Dia da LPCC- NRN

14h00 | Webinar "Alimentação e Cancro: Prevenção"
             A delegação de Braga da LPCC-NRN convidou a nutricionista Dra. Joana Daniela Teixeira para abordar o tema, com moderação da psicóloga Joana Rodrigues.

15h00 | Música "Dias de Bonança"
             Os cantores, autores e interpretes da música do CD solidário "Calendário", Lúcia Moniz, Luís Portugal e Tozé Santos, partilham uma mensagem e o videoclip da música "Dias de Bonança".

16h00 | O que é o Rastreio do Cancro da Mama?
             O Dr. João Paulo Souto, Diretor Clínico do Departamento de Rastreio do Cancro da Mama revela alguns números sobre o rastreio do cancro da mama, desenvolvido na região Norte pela LPCC-NRN em parceria com a ARS Norte, como funciona e como é que as mulheres podem participar.

17h00 | Bolsas de Investigação LPCC-NRN 2021
             Os 14 novos bolseiros recebem as suas bolsas de investigação, financiadas pela LPCC-NRN para poderem desenvolver os seus projetos de investigação na área da oncologia durante o ano 2021.

18h00 | Webinar "Dia Mundial do Cancro: Todas as ações contam"
             A Dra. Cristiana Fonseca, Coordenadora da Educação para a Saúde do NRN e a Dra. Monick Leal, Coordenadora do Voluntariado e Apoio Social do NRN, apresentam a nova edição do Guia dos direitos dos doentes, a Linha de Apoio ao Doente Oncológico, a Consulta de Psico-Oncologia com testemunho de Joana Cruz (Facebook e Instagram). A conhecida locutora da rádio RFM encontra-se a lutar contra o Cancro da Mama e vai partilhar um pouco da sua história com o objetivo de dar alento e esperança a quem está neste momento a passar pela mesma batalha.

19h00 | Testemunhos na Praça da Alegria (RTP)
             Vão ser entrevistados durante o programa o presidente do NRN, Dr. Vítor Veloso e a Dra. Monick Leal, Coordenadora do Apoio Social para falar da importância dos serviços de apoio ao doente oncológico prestados pelo NRN, principalmente durante o tempo de pandemia. Em estúdio estará uma utente do centro de dia do NRN, que dará o seu testemunho.

20h00 | Entrevista "Como falar com os jovens sobre cancro?"
             A Dra. Cristiana Fonseca, Coordenadora da Educação para a Saúde do NRN, é membro da Direção da UICC - Union for International Cancer Control's (União do Controlo Internacional do Cancro), e dará uma entrevista sobre o tema na página de facebook da UICC. A entrevista será legendada e partilhada pelo NRN.

21h00 | Vídeo "Dia Mundial do Cancro" UICC


DIA MUNDIAL DO CANCRO
O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objetivo sensibilizar a população mundial e mobiliza-la na luta contra o cancro. Saiba mais aqui.
Por Núcleo Regional do Norte a 01 de Fevereiro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias