Notícias

Voltar

Procura-se jovens estudantes para Voluntariado Hospitalar

Procura-se jovens estudantes para Voluntariado Hospitalar
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro encontra-se a recrutar jovens estudantes para desenvolver atividades de voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra.
O Voluntariado Hospitalar em Oncologia promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia. 

O surto pandémico por coronavírus (COVID-19) conduziu a profundas alterações na prestação dos cuidados de saúde e, também, à suspensão das atividades de voluntariado em contexto hospitalar. Tendo presente o impacto desta medida no contexto da humanização da assistência ao doente oncológico e família, por demais manifestado por profissionais, doentes e acompanhantes durante o período de confinamento, a Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC em articulação com o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, prevê a retoma progressiva das atividades de voluntariado, em condições específicas e distintas das realizadas no período pré-pandemia. Neste processo de avaliação conjunta, foram considerados aspetos como a avaliação de risco, a formação preparação dos voluntários e o cumprimento de todos os protocolos de controlo de infeção, definidos pelas Autoridades de Saúde.

Neste sentido, o Núcleo Regional do Centro da LPCC encontra-se a desenvolver um projeto de recrutamento de jovens voluntários, que venham a reforçar as equipas existentes e, por esta via, contribuam para a amenizar a permanência do doente oncológico, minimizando também os níveis de ansiedade e desconforto dos acompanhantes nos períodos de espera para consulta/tratamento. 

É, também, uma oportunidade para que os jovens estudantes, nomeadamente das áreas da saúde e social, acompanhados de voluntários séniores, participem de uma experiência que, para além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento curricular, marcará a diferença na vida de quem se encontra numa condição de grande vulnerabilidade.

Como candidatar-se?
Os interessados deverão fazer a sua inscrição até ao dia 19 de julho, através do preenchimento do formulário de candidatura, disponível aqui.
 
Para mais informações contacte:
Unidade de Voluntariado
Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro
Telf. 239 487 490 | E-mail: voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt
 
Por Núcleo Regional do Centro a 04 de Agosto 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias