Tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”

Momentos de conversa, debate e aprendizagem com especialistas

Os desafios que a Oncologia enfrenta irão marcar profundamente a sociedade nas próximas décadas. De acordo com as projeções nacionais e internacionais, a evolução demográfica e a exposição a fatores de risco determinarão um aumento da incidência das doenças oncológicas. Neste contexto, assume especial relevância a promoção da saúde e do diagnóstico precoce, considerando-se prioritário efetivar a prevenção primária através da promoção de estilos de vida saudável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. A sensibilização, prevenção primária e deteção precoce do cancro são componentes chave para o controlo do cancro, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade.
Por outro lado, muito por conta dos avançados científicos e médicos, a sobrevivência ao cancro tem vindo a aumentar, o que acarreta novos desafios para as sociedades. O cancro afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos. Esta mudança tem, naturalmente, implicações psicológicas e emocionais consideráveis.
Estas questões dão o mote às tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”, momentos de conversa, debate e aprendizagem com especialistas na área da medicina e da psicologia.
 
As tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro” constituem uma ação descentralizada da comemoração do quinquagésimo aniversário do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a decorrer em seis capitais de distrito:


Página Inicial
Apoios & Parcerias