Dia Mundial do Cancro

O que é?

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), tendo como principal objetivo sensibilizar a população mundial e mobiliza-la na luta contra o cancro.

Porquê?

  • Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro, o que é mais do que as mortes causadas em conjunto pelo HIV/SIDA, malária e tuberculose.
  • Porque acreditamos que muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção precoce, prevenção e tratamento.
  • Porque acreditamos que deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia.
  • Porque acreditamos que todos têm um papel a desempenhar nesta luta, em todos os setores de forma transversal.
  • Porque acreditamos que, juntos, aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, reduzimos o medo causado por mitos e crenças erradas e podemos criar mudança!

Quem promove o Dia Mundial do Cancro?

O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), a maior e mais antiga organização internacional que se dedica a combater o cancro. Sendo uma rede de cooperação internacional, a UICC é composta por diferentes membros e organizações, tendo representatividade e possibilidade de contribuir em discussões e encontros ao mais alto nível direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. 
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas de saúde através de projetos nacionais e internacionais.

Identidade/Logotipo


O logotipo do Dia Mundial do Cancro expressa a partilha de experiências no que diz respeito às diversas vivências do cancro, representando uma pessoa que abraça o mundo.

Campanha/Tema

Eu Sou… e Eu Vou ...
Cada um de nós pode ser o herói desta história.

Uma campanha de 3 anos para impactar

O Dia Mundial do Cancro é uma campanha pensada para inspirar mudança e mobilizar ação, mesmo depois do dia 4 de fevereiro. Por essa razão é uma campanha de 3 anos que possibilita a criação de impacto a longo prazo, aumentando a exposição do público à mensagem e o seu envolvimento, quer na disseminação da mensagem, quer na mudança de comportamento.

O tema: 2019 - 2021
2019 marcou o lançamento de três anos de campanha sob o mote “Eu Sou e eu Vou”.

Trata-se de um chamada à ação, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal de forma a ter impacto no futuro.  Pequenas ações individuais podem ter o poder de reduzir o impacto do Cancro no próprio indivíduo (dieta saudavel), nas pessoas que ama (deixar de fumar) e no mundo (vacinação). Por isso, é tempo de fazer um compromisso pessoal.

Inspirar, Motivar, Agir

Consciencializar

Mais informação capacita-nos para reconhecer os sinais de alerta e para fazermos escolhas informadas sobre a nossa saúde.


Inspirar, Motivar, Agir

Prevenir e reduzir riscos.

Pelo menos 1/3 dos cancros são evitáveis, o que nos dá todas as razões para defender escolhas saudáveis.


Igualdade de acesso ao tratamento

O acesso a diagnóstico precoce e a tratamento oncológico salvam vidas! Este acesso deve ser igual para todos.



Impacto financeiro e económico

O investimento na prevenção do cancro é rentável. Simultaneamente, haverá ganhos positivos no aumento da sobrevivência e da produtividade, além da melhoria da qualidade de vida.

Impacto mental e emocional

O atendimento de qualidade não se centra, apenas, nos aspetos físicos da doença. O atendimento ao doente inclui dignidade, respeito, apoio e amor e respeita o bem-estar emocional, sexual e social de cada individuo e do seu cuidador.


Promover a capacitação

Profissionais de saúde capacitados e bem informados são uma das maneiras mais poderosas de oferecer um tratamento de qualidade contra o cancro.


Informar e Impulsionar

Trabalhar como uma equipa

A sociedade civil, as empresas, as escolas, os municípios, cada um e todos podem apoiar soluções abrangentes e coesas. A conjugação de esforços leva a uma ação poderosa a todos os níveis.




Entidades parceiras






Página Inicial
Apoios & Parcerias