Da boca para fora é fácil. Da boca para dentro é que são elas.


​A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai lançar uma campanha de sensibilização antitabágica para assinalar o Dia Nacional do Não Fumador, no próximo dia 17 de novembro. A comunicação tem como objetivo combater o vício do tabaco, eliminando o principal fator de risco para contrair cancro do pulmão, o que mais mortes causa na Europa e em Portugal. 

Com a assinatura "Da boca para fora é fácil. Da boca para dentro é que são elas", a campanha sublinha a importância de cumprir a promessa de deixar de fumar, e esclarece como a LPCC pode ajudar a cumpri-la, disponibilizando consultas grátis de cessação tabágica.

O hábito e os seus efeitos

O tabaco é um dos agentes que mais contribui para a degradação e aceleração do envelhecimento do organismo. O fumo do cigarro conta mais de 4.000 constituintes tóxicos, dos quais cerca de 40 são potencialmente cancerígenos. 

Embora ainda não se conheçam inteiramente os efeitos a longo-prazo dos restantes mecanismos, sabe-se que o tabaco é o único fator de risco comum a quatro das principais de doenças crónicas. É também um dos principais fatores de risco do Cancro do Pulmão – o tipo de cancro que mais mortes causa na Europa e cuja probabilidade de sobrevivência varia apenas entre 15% e 18% (5 anos após o diagnóstico).

Os benefícios de deixar de fumar


A cessação tabágica

Quer deixar de fumar?

Fumar prejudica gravemente a saúde das pessoas fumadoras. A exposição ao fumo ambiental do tabaco em casa, em veículos, nos locais de trabalho e em espaços públicos fechados é um grave risco para a saúde dos não fumadores expostos, não existindo um limiar seguro de exposição.

Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.

Como fazer?

Fale com o seu médico ou enfermeiro de família para o ajudar na cessação tabágica. O médico fará uma avaliação breve da motivação e da possível dependência nicotínica e dará a orientação mais adequada para definir o dia para deixar de fumar (“dia D”). Também o ajudará a preparar-se com um conjunto de medidas para os dias mais difíceis após deixar de fumar.

Fale com o seu médico sobre os medicamentos que o podem ajudar na cessação tabágica.

O que é a terapêutica de substituição da nicotina?

A terapêutica de substituição da nicotina (TSN) consiste na reposição da dose diária de nicotina habitualmente consumida. O tratamento tem a duração de 8 a 12 semanas, não sendo sujeito a receita médica.

Quais os medicamentos para deixar de fumar que têm comparticipação?

O bupropiom é um medicamento de 1ª linha que inibe seletivamente a recaptação neuronal de neurotransmissores relacionados com a nicotina (noradrenalina e dopamina). A duração do tratamento é de 8 a 12 semanas e necessita de prescrição médica obrigatória.

Consultas de cessação tabágica

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte

Estrada Interior da Circunvalação, nº 6657, 4200-172 Porto
914 193 820  | 225 420 689
cessacao.tabagica@ligacontracancro.pt

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul

Rua Prof. Lima Basto, 1099-023, Lisboa
912 732 946 | 217 264 099
cessacaotabagica.nrs@ligacontracancro.pt

Nas regiões do centro do País e Ilhas, as consultas de cessação tabágica terão de ser efetuadas através do SNS.

Região Centro

Unidade Local de Saúde Coimbra

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Serviço de Pneumologia
2.ª a 5.ª feira - 14h-18h
239 400 565
secconspneumologia@chuc.min-saude.pt


Instituto Português de Oncologia de Coimbra

Serviço de Pneumologia
4.ª feira – 8h-12h
239 400 347
sec.pneumo@ipocoimbra.min-saude.pt

Açores e Madeira

Através do Serviço Regional de Saúde através das Unidades de Saúde - Centros de Saúde e Hospitais, mediante referenciação. Contacte a sua Unidade de Saúde.



Página Inicial
Apoios & Parcerias