Porque os doentes oncológicos continuam a precisar de si.Preencher o IRS tem um lado bom: doar 0,5% sem custos.
Indique o NIF da LPCC - 500 967 768 - no campo 1101 do quadro 11 do modelo 3 da declaração de IRS.
Obrigada.
Saiba mais

“Cuidar de mim": Grupos Psicoeducativos para doentes oncológicos e familiares


​“Cuidar de mim” é um programa psicoeducativo que se baseia na realização de sessões de grupo semanais, nas quais são abordados diferentes temas que se relacionam com a vivência da doença oncológica, num contexto de partilha de experiências entre pares. 

Tem por objetivo a promoção do bem-estar psicossocial e qualidade de vida de doentes oncológicos e familiares, melhorando a sua relação com pensamentos, emoções e sensações internas e externas, através da utilização de técnicas derivadas do modelo cognitivo-comportamental e das terapias de 3ª geração*.

Todas as sessões decorrem sob a orientação de psicólogos da Unidade de Psico-Oncologia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC).

A 1ª edição deste programa será dirigida a um grupo de mulheres com cancro da mama, previamente selecionadas pela equipa. Contudo, aceitam-se inscrições de pessoas com outros tipos de cancro e/ou familiares/cuidadores, tendo em vista a constituição de grupos psicoeducativos futuros.​

1ª edição | Informações adicionais:​

  • Destinatários: mulheres com cancro da mama não metastático, até 18 meses após o diagnóstico
  • Número de participantes: 6 a 10 participantes
  • Duração: 8 sessões semanais, 90 minutos cada
  • Local: Online ou Presencial (Sede da LPCC.NRC, Coimbra)
  • Datas e horários: data e horário a definir
  • Condições necessárias à participação:​
  1. Ter recebido um diagnóstico de cancro da mama não metastático nos últimos 18 meses;
  2. Submeter-se a uma entrevista de seleção, na qual se avaliará, entre outros aspetos, critérios de admissão, condições de participação e aspetos motivacionais;
  3. Assinar um termo de Consentimento Informado e de Compromisso com o Grupo.​
​Mais informações: [telf]: 239 487 490 ; [e-mail]: psico-oncologia.nrc@ligacontracancro.pt

*Eficácia das intervenções de grupo
Ao longo dos anos, vários estudos têm validado a eficácia das intervenções psicológicas de grupo na redução do sofrimento emocional associado ao cancro e no desenvolvimento e/ou aquisição de estratégias para lidar com a doença. Acredita-se que o envolvimento grupal e a partilha de experiências entre pessoas em contextos de vida similares, é o aspeto basilar da eficácia das intervenções de grupo. 
As intervenções de grupo com doentes oncológicos baseadas no modelo cognitivo-comportamental, subjacente ao presente programa, têm revelado especial eficácia na redução de sintomas psicopatológicos, aquisição de estratégias de coping e melhoria do bem-estar subjetivo, em muitos casos superior à intervenção individual. Além disso, as terapias de 3ª geração, entre as quais o Mindfulness, têm evidenciado efeitos positivos na redução de estados de ansiedade, tristeza, dor, sensações de medo e preocupação, permitindo estabelecer uma nova relação com estes estados emocionais.

Faça a sua inscrição (gratuita e obrigatória) através do preenchimento do formulário seguinte: 
No caso de não seleção para integração no Grupo Psicoeducativo, serão oferecidas outras alternativas de intervenção, nomeadamente a consulta de Psico-Oncologia individual.

Cuidar de mim: Formulário de inscrição

Mod.PD.NRC.006.01
IMPORTANTE
O campo marcado com um (*) é um campo obrigatório que tem de ser completado. As informações sobre o processamento de dados pessoais recolhidos por meio deste formulário estão disponíveis no nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados disponível nesta página (clique aqui).

CONSENTIMENTO
Aproveitamos para pedir o seu consentimento caso queira receber comunicações para além das que lhe serão enviadas por causa do registo que efetuou. A LPCC teria gosto em poder enviar-lhe a newsletter e informação relacionada com futuras iniciativas no âmbito do programa/projeto em que se inscreveu.
Caso dê o seu consentimento, o tratamento para esta finalidade será feito em conformidade com a nota de privacidade e proteção de dados que leu previamente. Por favor assinale de acordo com a sua opção:



Página Inicial
Apoios & Parcerias