ONCOLOGIA PEDIÁTRICA E HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS (2026)
ENQUADRAMENTO
Em Portugal, estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados cerca de 400 novos casos de cancro entre os 0 e os 18 anos.
Embora pouco frequente, e apesar de os progressos no diagnóstico e tratamento tenham vindo a possibilitar um aumento da sobrevida e uma melhoria da qualidade de vida, o cancro pediátrico acarreta um impacto significativo não apenas na criança, mas, também, na sua família, com importantes implicações físicas, psicossociais e espirituais que se poderão estender para além do término dos tratamentos.
O apoio de uma equipa multidisciplinar revela-se, assim, fundamental para mitigar as sequelas nas diferentes dimensões da vida da criança, proporcionar o melhor desenvolvimento físico e mental e contribuir para o seu ajustamento emocional e qualidade de vida ao longo do curso da doença e na sobrevivência, com foco também nos familiares.
A presente ação de formação pretende, neste contexto, promover a aquisição de conhecimentos na área do cancro pediátrico que contribuam para uma melhor compreensão e atuação nesta área específica da oncologia; dar a conhecer as implicações do cancro na infância e adolescência, nomeadamente ao nível psicossocial, assim como as sequelas em sobreviventes e formas gerais de atuação e abordar as particularidades na prestação de cuidados paliativos pediátricos, incluindo no apoio ao luto.
______________________________________________________
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
23 DE MARÇO (9H – 18H)
Módulo I – Cancro pediátrico: Epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento (2h) - Inês Martins; Raquel Gonçalves (Hospital Pediátrico de Coimbra)
Módulo II – Impacto psicológico do diagnóstico de cancro na infância e adolescência (2h30) - Maria de Jesus Moura (IPO Lisboa)
Módulo III – Humanização do atendimento em oncologia pediátrica (3h30) - Maria de Jesus Moura (IPO Lisboa)
26 DE MARÇO (9H – 16H30)
Módulo IV – Sobreviventes de cancro pediátrico: A vida após um cancro na infância (3h30) - Mónica Jerónimo (Hospital Pediátrico de Coimbra); Alexandra Fernandes (LPCC)
Módulo V – Cuidados paliativos pediátricos (2h30) - Cândida Cancelinha (Hospital Pediátrico de Coimbra)
27 DE MARÇO (9H – 14H)
Módulo VI - Luto em oncologia pediátrica (2h30) - Associação InLuto (a confirmar)
Módulo VII – O papel da sociedade civil na humanização de cuidados à criança com cancro (2h)
- Liga Portuguesa Contra o Cancro;
- Associação Acreditar;
- Associação Calioásis;
- Associação Pedrinhas

DESTINATÁRIOS
Profissionais de Saúde (a exercer atividade profissional em contextos oncológicos - fator preferencial)
DATA/HORÁRIO
23, 26 e 27 de março de 2026
DURAÇÃO
18H30
FORMATO
Presencial - Sede do Núcleo Regional do Centro da LPCC; Celas - Coimbra
CONTACTOS
- Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro | Rua Dr. António José de Almeida, 329, 2º Sl. 56, 3000-045 Coimbra
- formacao.nrc@ligacontracancro.pt / 808 910 132 [custo de uma chamada local]
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A emissão do certificado de frequência do curso pressupõe a presença em, pelo menos, 80% deste.
Cartaz do Curso